(Em substituição do Almirante Fernando Jorge Pires)
O Capitão-de-Mar-e-Guerra Luís Ribeiro da Silva frequentou, na Escola Naval, o Curso de Engenharia Naval-Ramo de Mecânica em 1986, sendo licenciado em Ciências Militares Navais.
Foi promovido a Guarda Marinha em e, no seu currículo, conta já com diversas comissões de embarque a bordo dos navios da Marinha, como Chefe de Serviço e Chefe de Departamento.
Desempenhou diversas funções no Organismo de Direção Técnica (Direção de Navios), tendo ainda frequentado diversos cursos no âmbito da Segurança Industrial, Segurança contra Incêndios, Segurança e Higiene no Trabalho, Sistemas de Gestão da Segurança e Sistemas de Gestão Ambiental, e Implementação de Sistemas da Qualidade ISO 9001:2015, sendo Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho desde 2002.
Em 2017 concluiu o Programa Geral de Gestão (Executivos) na Católica-Lisbon School of Business & Economics e é membro efetivo da Ordem dos Engenheiros.
Atualmente é o Chefe da Equipa de Acompanhamento e Fiscalização para a construção dos Navios de Patrulha Oceânicos.
______________________________
Almirante Fernando Jorge Pires
Licenciado pela Escola Naval na especialidade de Marinha e com uma pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Naval Postgraduate School, nos Estados Unidos da América, o Almirante Fernando Jorge Pires conta, ainda, com um mestrado em Estatística e Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa.
Enquanto profissional, foi chefe do departamento de Armas e Eletrónica da Escola Naval, bem como professor na mesma área; foi diretor do Centro de Dados da Defesa do Ministério da Defesa Nacional e diretor de Tecnologia da Informação do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Foi, ainda, Oficial na Inspeção Geral da Marinha e, recentemente, é o diretor da Direção de Navios da Marinha Portuguesa.